terça-feira, 14 de outubro de 2008

Algumas Fotos





Ir. Lenice
Trabalhos de artes mês de setembro

Profª Elenice

Histórico do Colégio

No ano letivo de 1964, com o nome de Ginásio Normal Estadual de Goianésia, e, com apenas duas séries ginasiais iniciou-se a história deste colégio.
Por não possuir prédio próprio, esta escola funcionou em salas cedidas do então Grupo Escolar Salvador Leite e do Educandário Maria Imaculada.
O primeiro diretor foi o Juiz de Direito, Dr. José Gonçalves da Cunha, que deixou o cargo para fazer parte da comissão de inquérito do Comando Revolucionário, em Goiânia. Quando da sua saída em 10/08/64, assumiu o cargo como Diretor-Substituto, o Engenheiro Dr. Otávio Lage de Siqueira, professor de Matemática, que em reunião dos professores foi eleito pela maioria.
Em 1966 o Ginásio Normal Estadual de Goianésia já funcionou em prédio próprio e inacabado, situado à Rua 27, 284, atual Colégio José Carrilho, inaugurado no dia 14/06/66, com a presença de Exmo. Governador Otávio Lage de Siqueira, ex-diretor e ex-professor da unidade.
Em 1967, chegou em Goianésia a Congregação das “Escravas do Divino Coração”, que tinha como principal objetivo a formação de professores e iniciou-se a primeira turma do curso normal da Escola Normal Maria Imaculada, em caráter particular, sob a direção das irmãs.A Escola Normal Maria Imaculada funcionava no prédio do Ginásio Estadual de Goianésia, sendo que neste mesmo ano o Sr. Laurentino Martins Rodrigues doou um terreno para se construir a sede própria da mesma.
Em 06/02/70, pelo Decreto-Lei nº 122, D. º de 18/02/70, houve alteração de nome para Colégio Estadual de Goianésia e a Escola Normal Maria Imaculada foi extinta.
Em janeiro de 1971 foi inaugurado o novo prédio do Colégio Estadual de Goianésia, na Rua 14 nº 308 – Centro, sendo que o prédio do atual Colégio Estadual José Carrilho passou a ser anexo deste. Pela Lei nº 8.005 de 26/11/75 foi alterado o nome de Colégio Estadual de Goianésia para Escola de 1º e 2º Graus Jales Machado, que recebeu o nome do pai do fundador, ex-professor e ex-diretor do Colégio, o ex-governador Dr. Otávio Lage de Siqueira.
A ampliação e funcionamento de mais de 10 salas de aula ocorreu em janeiro de 1980.
Hoje, o Colégio Estadual Jalles Machado conta com: uma quadra coberta, 20 salas de aula, biblioteca, laboratórios de: biologia e química, línguas, informática, além de um anfiteatro e um auditório.
É com o esforço conjunto de toda a Comunidade Educativa Jalles Machado, que este colégio, é hoje, referencia no estado de Goiás.